Drömma

aisling . dream . rêve . sogno . sonho . sueño . traum . śnić
Drömma Dreaming Logger — Coleção de Sonhos — Sonhário
Resolvendo o Paradoxo Temporal / cauli

Sonhei que tinha voltado no tempo com meu irmão, pra alguma data no início dos anos 90. Estávamos em uma locadora, olhando as fitas de Nintendo mais sensacionais. Então resolvi contar pra atendente um fato do futuro: A morte da princesa Diana aconteceria em torno de 1996, em um acidente de carro, por causa de uma perseguição de papparazi. Ela não acreditou na hora, então seguimos nosso caminho para fora da loja.

Então comecei a ficar levemente assustado e questionei para o meu irmão o que aconteceria com o nosso futuro quando a gente voltasse, sabendo que alguém do passado sabia de algo que aconteceria no futuro. Chegamos a conclusão de que provavelmente não mudaria muito, porque o fato tinha pouca influência sobre nossa vida.

Resolvi então que, quando se volta para o passado e altera um fato que causaria um paradoxo, abre-se um novo galho na árvore de todas as possibilidades de nossa existência. Ou seja, não importa se você voltou no tempo e mata seu avô, pois você já está em outro galho temporal e apenas fez um pulo de um para o outro galho. A sua existência continua consistente com esta realidade, e você não deixa de existir por matar seu avô, pois isso continuou acontecendo em outro galho temporal. Por consequência, julgo impossível voltar para o próprio passado, exatamente no mesmo galho temporal, e alterar o próprio futuro. Apenas "outro" futuro.

Quando voltamos para o futuro, algumas coisas aconteceram, poucas coisas diretamente afetaram a cidade ou minha vida. Uma das pessoas afetadas foi a Xuxa, que encontrei em uma banquinha de jornais com uma auto-estima bem baixa.