Drömma

aisling . dream . rêve . sogno . sonho . sueño . traum . śnić
Drömma Dreaming Logger — Coleção de Sonhos — Sonhário
As mecânicas do vôo onírico - Lúcido / dmtr

Sonho lúcido, terminou a subida, estou no plano. tem um lugar com uma festa acontecendo, tipo um deck de madeira com umas parreiras e umas pessoas. sei que estou sonhando e consigo voar.

Parenteses: Muito frequentemente consigo voar, mas depois da surpresa inicial começo a perder altitude como um balão esvaziando. tento "nadar" com as mãos e os pés pra pegar impulso e não resolve muito.

Pensei em alguma coisa interessante pra fazer e escolhi rapidamente e estranhamente:
— Vou perguntar à minha intuição qual seria a maneira mais eficiente de voar no sonho. E a resposta veio instantaneamente como um insight completo que vou tentar explicar agora:

Um macete pra se deslocar bem é empurrar uma das paredes com os pés, do mesmo jeito que vc pode tentar atravessar uma piscina inteira sem nadar, somente com o impulso. Porquê uma parede?
Porque a gente está acostumado a empurrar o chão todo tempo quando acordado, e o cérebro já prediz que a gravidade vai nos puxar de volta, então seria um macete inicial, é mais facil a gente aceitar o impulso sem gravidade elegendo uma parede.

e logo depois desse primeiro vôo precisamos ir buscando objetos no cenario pra conseguir mais impulso, galhos de árvore, o teto, a caixa dágua da casa, os fios elétricos, os postes de luz. Podemos pegar mais impulso com as mãos, com os pés, mudar de direção etc.

Então as físicas do vôo no sonho, ou gravidade zero. Basicamente a gente só perde a gravidade, pode impulsionar pra algum lado mas ainda assim vamos perdendo impulso, mas podemos ganhar impulso novamente em qualquer objeto do cenário, até mesmo os mais frágeis.